Caracterizar o tipo de cliente e suas necessidades.Recolher informações sobre a concorrência e o mercado.Analisar informações sobre os clientes (perfil, necessidades, motivações).Definir objetivos e estratégias de acordo com a política da empresa.Planear visitas, itinerários e portfólio de produtos.Apresentar produtos e serviços com clareza e entusiasmo.Demonstrar as vantagens e características dos produtos.Negociar preços, prazos e condições de venda.Formalizar contratos e garantir o cumprimento do acordado.Prestar apoio ao cliente, respondendo a dúvidas e resolvendo problemas.Colaborar na organização da exposição dos produtos.Manter o cliente informado sobre novos produtos, promoções e serviços pós-venda.Organizar a informação e elaborar relatórios de visita.Manter os ficheiros dos clientes atualizados.Orçamentar projetos de acordo com as necessidades do cliente.Expressão oral e escrita clara e concisa.Escuta ativa e empatia para entender as necessidades dos clientes.Capacidade de persuasão e argumentação.Criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes.Técnicas de negociação eficazes para alcançar resultados positivos.Persistência e resiliência para lidar com objeções.Foco no cliente e na satisfação de suas necessidades.Habilidade para organizar tempo e atividades.Domínio de ferramentas de gestão de clientes e vendas.Capacidade para trabalhar de forma autónoma e em equipa.Conhecimentos aprofundados de venda e técnicas de negociação.Conhecimento de programas de design 3D (preferencial)Conhecimentos de informática enquanto utilizador, nomeadamente, de equipamentos e aplicações informáticas específicas da área comercial.Conhecimentos de cálculo comercial.Conhecimentos básicos de leitura e desenho de plantas de casas.Identificar e utilizar informação sobre os mercados, produtos e/ou serviços e atuação da concorrência.Identificar as necessidades e motivações dos clientes para a compra. Uso de Documentos
Localizar a Informação necessária num documento
Interpretar gráficos, tabelas, quadros, esquemas
Preencher ou criar tabelas e gráficos
Integrar e analisar informação a partir de diversos documentos
Comunicação Oral
Compreender informação transmitida oralmente, como por exemplo instruções de trabalho detalhadas
Transmitir oralmente informação de forma clara e utilizando regras gramaticais e pronúncias correctas
Comunicar oralmente em diferente situações e para audiências variadas, adaptando o tom e o vocabulário
Comunicação Escrita
Registar informação, escrevendo textos breves
Solicitar e fornecer informação por escrito
Escrever textos, utilizando um formato estruturado, como cartas e memorandos
Elaborar textos com análise crítica e conteúdo original, como propostas e planos de negócio
Relacionamento com os Outros
Trabalhar de forma independente, sempre que necessário, solicitando a ajuda que seja adequada
Cooperar com os outros no seu trabalho
Trabalhar em equipa de forma a atingir objetivos comuns, demonstrando respeito pelas ideias dos outros e colaborando na resolução de conflitos
Assumir um papel de liderança, se necessário
Resolução de Problemas
Ser inovador na procura de soluções
Reconhecer e identificar problemas
Identificar várias opções para resolver um problema
Escolher a melhor decisão e implementá-la
Avaliar a eficácia da decisão e efetuar ajustamentos, se necessário
Tecnologias de Informação
Utilizar scanners, fotocopiadoras, telefones, faxes e outros equipamentos similares
Utilizar software de processamento de texto, folhas de cálculo, criação de apresentações, programas de e-mail e browsers para navegar na internet
Criar bases de dados
Utilizar programas com elevada especificidade como software financeiro e de design
Aprendizagem Autónoma
Aprender de forma autodidata e autoplaneada
Aprender em ambiente de trabalho
Procurar oportunidades, materiais e recursos de aprendizagem
Experimentar novas formas de fazer coisas
Gestão de Recursos
Gerir o próprio tempo
Gerir os indivíduos em contexto de trabalho
Criar formas de cooperação para superar a limitação de recursos