Nome da posição: Consultor de Marketing – Área de fidelización y retención B2C Código de posição/ código de Avature: 60262825 / 9115 Quer fazer parte da Endesa? O que é feito na área? Entre outras ações, na área desenvolvem-se: Estratégias de marketing. Definição, desenho, desenvolvimento, implementação e seguimento dos diferentes planos definidos nos distintos âmbitos. Seguimento e análises da concorrência, do mercado e do cliente. Definição e desenvolvimento da proposta de valor. Desenho e desenvolvimento de produtos. Definição e lançamento de campanhas comerciais no mercado e na carteira de clientes. Estratégias de fidelização e retenção de clientes. Segmentação de clientes. Modelo de valor do cliente. Coordenação, suporte e alinhamento com Vendas e outras áreas da empresa. Impulsionar o posicionamento da marca no mercado. E quais serão as suas funções? Reportando ao Responsável de Marketing e ao Responsável de área, as suas principais funções serão a elaboração da estratégia, desenvolvimento e implementação dos planos de fidelização e retenção da área, nomeadamente: Fidelização: Desenho da estratégia e implementação do plano de fidelização, elaboração do Modelo Operativo e Modelo de Governo. Identificação e desenvolvimento de propostas de valor para a carteira de clientes. Definição do Plano Anual de Comunicações multicanal para a dinamização das ferramentas de melhoria da experiência de cliente. Lançamento de campanhas SMS & Email Marketing através de SalesForce Marketing Cloud (automatizadas e ad hoc) com segmentação de públicos objetivos. Criação de conteúdo para as distintas ações de fidelização tanto online como offline: Email, SMS, Newsletter, Banners, Posts, Fatura, RRSS, Flyers… Desenvolvimento de ações e definição de KPI's de seguimento. Revisão e seguimento da correta implementação das ações. Análise e medição de resultados com KPIs concretos e impacto no churn rate. Suporte a campanhas de marketing online e offline. Retenção: Desenho do plano de retenção de cliente e implementação de ações através de diferentes canais (email, chamadas, SMS, …) em função dos objetivos estabelecidos na área. Segmentação e definição de públicos objetivos de campanha, segmentação de clientes por valor. Análise e monitorização de baixas, churn rate e deteção de momentos críticos. Definição de ações para os diferentes coletivos nos diferentes momentos e definição de KPIs de seguimento. Implantação e coordenação em diferentes canais. Seguimento das ações através da realização de análise de dados (KPIs), relatórios e dashboards, sendo capaz de detetar possíveis melhorias e implementá-las com a máxima celeridade. Apoio aos canais de vendas com ações pontuais Gerais: Assegurar o alinhamento dos projetos e ações desenvolvidas com os objetivos comerciais do segmento B2C Portugal. Negociação e criação de acordos com os Partners para oferecer aos clientes vantagens exclusivas. Identificação de possíveis oportunidades e melhorias para a consecução dos objetivos. Procura de ações inovadoras. Gestão de fornecedores externos e coordenação com outras áreas da Endesa. Controlo económico das ações. Contaremos mais detalhes durante a entrevista. Para realizar este trabalho, o que precisamos? Será requisito essencial para a ocupação do cargo que possua: Formação em Gestão e Administração de Empresas / Economia / Marketing. Experiência mínima de 3 anos em planos de retenção e fidelização de clientes. Experiência em analise de carteiras (altas, baixas, churn rate, taxas de mortalidade…). Conhecimentos de Salesforce. Conhecimentos de MS Office, Outlook e ferramentas de comunicação (Teams). Nível de Português nativo. Nível de Espanhol fluido. Nível de Inglês fluido. Capacidade de construir relações de partnerships a longo prazo. Atitude ativa e empreendedora. Gestão por objetivos. Forte capacidade de negociação e de comunicação. Conhecimentos de ferramentas de visualização avançada de dados: QlikView, Tableau, PowerBI… Conhecimentos sobre metodologia de gestão de projetos. Também será valorizável que tenha: Pós graduação, mestrado ou MBA em Marketing Digital, Big Data ou Business Analytics. Experiência no sector energético (eletricidade e gás natural). Conhecimentos de CRM Salesforce e da ferramenta de automação Marketing Cloud: conhecimento básico da ferramenta e suas possibilidades. Operar a mesma a um nível básico. Grande capacidade de trabalho e de trabalho em equipa. Capacidade analítica aplicada e capacidade multitasking Conhecimento do mercado energético português. Forte capacidade de liderança para influenciar stakeholders internos e externos. Conhecimentos de analítica avançada/ciência de dados: tratamento de base de dados, SQL, machine Learning. Conhecimentos sobre RPA (robotic process automation) e experiência em trabalhar com a área de ICT. Conhecimentos sobre legislação relacionada com a atividade de venda de energia e serviços, em especial do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e experiência em trabalhar com a área jurídica. E agora certamente você está interessado em saber o que temos para oferecer Para esta posição oferecemos um contrato por tempo indeterminado com um modelo de trabalho híbrido, combinando alguns dias no escritório e outros fora dele e diferentes opções de horários flexíveis para conciliar a sua vida e a da sua família. Salário alinhado ao seu perfil e ao cargo que vai ocupar. Se acha que esta posição representa uma oportunidade de desenvolvimento e um desafio para si, não hesite e inscreva-se! Basta candidatar-se a esta oferta de emprego. Se o seu perfil corresponder ao que procuramos, a Laura e a Teresa da equipa de Atração de Talentos irão avaliar a sua candidatura e entrar em contacto consigo para saber mais. Por último, mas não menos importante, para nós a diversidade e a inclusão são pontos essenciais no nosso dia a dia, por isso nos nossos processos de seleção temos sempre todas as pessoas que se interessam e têm o perfil que procuramos. Integramos e incluímos a diversidade das pessoas em todos os seus sentidos. Se você quiser saber um pouco mais sobre a Endesa e a Enel, click nestes links: Endesa: https://www.endesa.com/es/sobre-endesa/quienes-somos Enel Green Power: https://www.enelgreenpower.com/es Endesa X: https://www.endesax.com/es/es
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