o nosso cliente é uma empresa de referência no setor alimentar que, no âmbito do seu crescimento, pretende reforçar a sua equipa com um procurement specialist.
responsabilidades chave
a reportar ao responsável de compras e aprovisionamentos, este profissional terá como principais responsabilidades:
desenvolver e manter um plano estratégico para o fornecimento de bens e serviços, com foco em
minimizar riscos e custos, além de otimizar níveis de stocks, entregas, qualidade e serviço nas categorias
sob sua responsabilidade;
identificar e selecionar fornecedores qualificados;
negociar com fornecedores de matérias-primas e serviços, conduzindo todo o processo de
contratação e aquisição de forma eficiente e defendendo os interesses da empresa (preços, prazos,
qualidade);
acompanhar o cumprimento das condições contratuais dos fornecedores, gerindo riscos e
promovendo a sustentabilidade, bem como definindo estratégias de atuação e gestão;
trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas (IDI, QUALIDADE, PRODUÇÃO) para
desenvolver e implementar iniciativas de sourcing eficazes para as categorias.
avaliar a necessidade de materiais, baseando-se nas previsões de produção ou de vendas;
realizar análises de mercado para identificar tendências e oportunidades de redução de custos;
estudar o mercado, identificar novas oportunidades de negócio e propor estratégias comerciais para alavancar resultados;
desenvolver e manter relacionamento com fornecedores;
aplicar e monitorar o sistema de avaliação de fornecedores;
realizar análises de risco, qualificação e avaliação financeira de fornecedores, garantindo uma base sólida para as decisões;
assegurar o cumprimento do orçamento de compras;
elaborar relatórios periódicos de desempenho e métricas de compras;
preparar informação (sourcing, cobertura contratual, futuros, …) para comitês técnicos;
garantir a conformidade com políticas internas e regulamentações externas;
competências
licenciatura em Gestão, Economia, Engenharia, Logística ou área relacionada;
experiência prévia em funções de gestão categoria;
proficiência em SAP na área de compras (preferencial);
proficiência em no Microsoft Excel;
Inglês avançado (preferencial);
capacidade analítica, capaz de interpretar dados e obter insights acionáveis;
orientação para resultados;
excelentes habilidades de comunicação e interpessoais, com capacidade de construir relacionamentos;
capacidade de negociação e persuasão;
capacidade de prosperar em um ambiente de ritmo acelerado e se adaptar a mudanças de prioridades;
capacidade de trabalho em equipa, colaborando com outras áreas para alcançar objetivos comuns;
método, organização e capacidade de gerir múltiplas tarefas e prioridades;
resiliência, capacidade de trabalhar sob pressão e resolução de problemas.
principais benefícios
oportunidade de desempenho de uma função aliciante e de integração numa empresa de referência no setor alimentar.