Bolsa De Investigação Para Mestre

Bolsa De Investigação Para Mestre
Empresa:

Associação Do Instituto Superior Técnico Para A Investigação E Desenvolvimento


Bolsa De Investigação Para Mestre

Detalhes da Vaga

(BL229/2019_IST-ID)
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D
Uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa no âmbito do projeto de I&D ?DOME: Discrete Optimization Methods for Energy management?, Instituto Superior Técnico (IST) (PTDC/CCI-COM/31198/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia e Gestão de Sistemas
Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir grau de Mestre em Engenharia Informática ou equivalente.-Critérios preferenciais:Conhecimento avançado no desenvolvimento de algoritmos de optimização. Experiência em desenvolvimento de algoritmos eficientes. Experiência prévia de desenvolvimento de software. A proficiência comprovada em inglês, tanto escrito quanto verbal, é fundamental. É essencial que os candidatos possuam capacidades de auto-organização, orientação para a obtenção de resultados e para o trabalho em equipe.

Plano de trabalhos: O plano de trabalho está inserido no Projeto de Investigação da FCT intitulado ?DOME: Discrete Optimization Methods for Energy management?. O principal objectivo é desenvolver e implementar novos algoritmos para optimização multi-objectivo incorporando as preferências dos decisores dos gestores de centros de dados. O plano de trabalho envolve 4 fases:
Recolha de dados de atribuição de máquinas virtuais a servidores e histórico dos recursos ocupados durante um período de tempo.
Concepção e formulação do modelo multi-objectivo, tendo em consideração os dados efectivos dos recursos utilizados pelas máquinas virtuais (dados recolhidos na fase anterior).
Implementação de modelos e obtenção de resultados.
Análises de robustez, conclusões e recomendações.

Como resultado, espera-se a elaboração de um software que possa ser utilizado para avaliar a atribuição e máquinas virtuais num centro de dados e fornecer uma ordenação robusta dos mesmos, de acordo com as preferências dos decisores.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf ) Regulamento de Bolsas de investigação do IST-ID.

Local de trabalho:O trabalho será desenvolvido no CEG-IST (Centro de Estudos de Gestão no IST) nos campos Alameda e TagusPark e no INESC-ID no campus da Alameda, sob a supervisão dos professores José Rui Figueira e Vasco Manquinho.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em Janeiro de 2020. Não Renovavel.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a ? 989.70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ), sendo o modo de pagamento por Transferência Bancária.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

1. Avaliação curricular, utilizando os seguintes critérios e valoração (avaliação total é de 20 pontos)
a) Mestrado em Engenharia Informática - 5; Mestrado equivalente - 3; Experiência no desenvolvimento de software - 0-5.
b) Experiência comprovada em: i) Desenvolvimento de algoritmos de optimização; ii) Desenvolvimento de ferramentas baseadas em critérios múltiplos com incorporação das preferências dos decisores no contexto do item anterior e quando possam existir fenómenos de interação entre os critérios; iii) conhecimento avançado em técnicas MCDA/M, para desenvolvimento de ferramentas de apoio à avaliação.
Experiência numa componente -2;

Experiência em duas componentes - 3;

Experiência em todas as componentes - 5;

c) Carta de motivação em português - 0-3; Carta de motivação em inglês - 0-5.
2. Entrevista individual *. Se o júri considerar pertinente, serão necessárias entrevistas. Nesse caso, a avaliação curricular terá um peso de 70% e a entrevista pesará 30%, sendo avaliada de 0 a 20 pontos. Entrevista em inglês - 0-20; Entrevista em Português - 0-10.
3. A motivação e disponibilidade para se tornar um aluno de doutoramento no contexto do projeto será usado como critério adicional de classificação.
Composição do Júri de Seleção: José Rui Figueira (Presidente), Maria Inês Camarate Campos Lynce de Faria, Mikolas Janota.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do Resultado Final da Avaliação.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de novembro a 11 de dezembro de 2019.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Formulário ID B1 ? Candidatura a Bolsa de Investigação (http://ist-id.pt/documentos/bolsas-de-investigacao/) Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação, e deverão ser enviadas via email: **********


Fonte: Empregoxl


Área:

  • Serviços / Manutenção e Limpeza

Requisitos