Bolsa De Investigação Para Licenciado/A (Bi - Lic.)

Bolsa De Investigação Para Licenciado/A (Bi - Lic.)
Empresa:

Faculdade De Letras Da Universidade De Lisboa/Artis - Instituto De História Da Arte



Área:

Arte

Bolsa De Investigação Para Licenciado/A (Bi - Lic.)

Detalhes da Vaga

Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas (2) Bolsas de Investigação (Licenciado) no âmbito do grupo de trabalhoPatrimonium, linha de Colecionismo de Arte, do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:
Área científicagenérica:História da Arte

Área científica específica: História da Arte ? colecionismo de arte

Requisitos de admissão: Licenciatura em História da Arte, com média final igual ou superior a 14 valores.

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver incidirá no levantamento bibliográfico e documental sobre o tema do colecionismo de arte em Portugal, no século XIX, nomeadamente de inventários e de catálogos (de leilões e de exposições), bem como na sistematização de informação e estudo de uma coleção e de uma exposição. A partir das fontes, os candidatos deverão organizar quer a informação textual, quer a informação visual, com o objetivo de a inserir na base de dados do projeto Orion (in arte).

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP ? em vigor http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República, 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redacção actual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT,I.P (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).

Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica das Professoras Doutoras Maria João Baptista Neto e Clara Moura Soares e da Doutora Vera Mariz.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de quatro meses, com início previsto em setembro de 2018.

Na sequência do procedimento para a atribuição da Bolsa, se a lista de ordenação final, devidamente homologada, contiver um número de candidatos aprovados superior ao do número de Bolsas a ocupar, é sempre constituída uma reserva de recrutamento interna, a qual é utilizada no prazo máximo de 18 meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, quando haja necessidade de ocupação por desistência do/a bolseiro/a.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 Euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o Seguro de Acidentes Pessoais.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de seleção:Serão utilizados dois métodos de avaliação, de forma faseada: Avaliação Curricular (70%) e Entrevista (30%). A primeira fase consistirá na avaliação curricular, onde cada candidato/a obterá uma classificação de 0 a 20 valores, constituindo-se uma lista seriada. A classificação seriada resulta da média ponderada atribuída pelo júri aos seguintes elementos:
Média de licenciatura, igual ou superior a 14, realizada na área da História da Arte;
Adequação do currículo ao programa de trabalhos e objectivos propostos;
Interesse pelo tema do colecionismo artístico no século XIX, experiência de investigação na área, e publicação e/ou comunicações científicas em História da Arte na área em causa;
Gosto pela investigação em arquivo;
Domínio de procedimentos e técnicas de inventário de obras de arte;
Experiência na utilização de bases de dados;
Facilidade de integração em equipas de trabalho;

Apenas passarão à fase de entrevista os seis (6) candidatos com melhor classificação na fase de avaliação curricular, onde a sua prestação será novamente avaliada numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se todos os outros excluídos do concurso. Será selecionado/a o/a candidato/a com a classificação relativa mais elevada.
Composição do Júri de Seleção:

Professora Doutora Maria João Baptista Neto (Presidente do Júri)

Professora Doutora Clara Moura Soares (Vogal)

Doutora Rosário Salema de Carvalho (Vogal)

Doutora Vera Mariz (Vogal)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do ARTIS-IHA, e publicitada na página eletrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul ).

Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de28 de Junho de 2018a 11de Julho de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na Divisão de Serviços Administrativos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 2ª e 6ª feira das 10h30 às 16h30, ou remetidas por correio registado para a morada abaixo, fazendo referência ao concurso a que se referem (RefªBI_Licenciado_Orion_ARTIS/2018), para:

a/c Profª. Doutora Maria João Neto

ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade

1600 - 214 Lisboa

Ciudad: lisboa


Fonte: Emprego_Net2


Área:

  • Educação e Cultura / Arte

Requisitos


Conhecimentos:

  • Internet
  • Internet

Vagas Relacionadas

Bolsa de investigação (licenciado)

Estão abertas candidaturas para 1 lugar de Bolseiro de Investigação com licenciatura no âmbito do projeto VideoBite, resultante de uma parceria entre a...


Universidade De Aveiro - Aveiro

Publicado hace 24 días

Bolsa de investigação (licenciado)

Estão abertas candidaturas para 1 lugar de Bolseiro de Investigação com licenciatura no âmbito do projeto VideoBite, resultante de uma parceria entre a...


Universidade De Aveiro - Aveiro

Publicado hace 24 días

Procura professor de costura

Principais Atividades: Qual é seu nível atual? Nenhuma experiência. Idade : Adolescente. Alguma informação adicional que queira dar ao professor de costura...


Lisboa

Publicado hace 20 días

Procura professor de tecelagem

Principais Atividades: Que tipo de esclarecimentos precisa? Tecelagem. Qual é seu nível atual? Nenhuma experiência. Idade : Adulto. Quando precisa de aulas de...


Setúbal

Publicado hace 19 días